segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A Bélgica e a Psicose do Xixi





Blogueiro que é blogueiro, de vez em quando tira uns tempos de férias. Chama-se "ócio criativo". E que melhor sítio para "beber" inspiração que esse belo país que é a Bélgica?

A Bélgica é um país que gera em mim os chamados mixed feelings. É tudo muito bonitinho, muito alegre, muito Tintin, muita banda-desenhada, "somos um povo muito bem disposto" mas se temos a pouca sorte de pedir uma informação em Francês a um flamengo, dá-se logo um conflito diplomático. Literalmente. Foi aí que percebi porque é que o guia que tinha levado tinha aquelas frases básicas do "quanto custa" e "onde é a casa-de-banho" em francês e em flamengo. Devo dizer que fiquei bastante traumatizada com isso e a uma dada altura, em Bruges, desceu em mim o espírito "chinela-no-pé-ar-de-ralé" e insultei um senhor que me virou a cara de A a Z e não estou a falar de complexos vitamínicos.

À parte do trauma linguístico, achei Bruxelas uma cidade linda e fiquei com vontade de lá voltar. Bons museus, boa cerveja, bons mexilhões, tudo em Arte Nova. Prédios de caír para o lado de lindos, ruas enfeitadas com flores, antiquários com peças fantásticas.

Segundo trauma: o xixi. O símbolo da cidade é um menino a fazer xixi, que tem um guarda-roupa de fazer inveja a qualquer celebrity hollywoodesca. O Manneken Pis está envolto em meia-dúzia de lendas mas, pela explicação que eu ouvi de um guia, é apenas uma estátua de um menino a fazer xixi, com direito a uma enorme linha de merchandising. Temos Manneken Pis de louça, de chocolate, em t-shirts, postais, saca-rolhas (sim, é mesmo como estão a pensar), etc., etc...

Mas a psicose do xixi não acaba aqui. Depois do Manneken Pis - e de uma pausa para umas mules (mexilhões) e cerveja - decidi ir à procura da versão feminina e moderna, a Janneken Pis. Depois de muito procurar e quase ter sido esbofeteada porque perguntei em Francês onde ficava a "petite copine de Manneken Pis" (sacrilégio!!!), lá encontrei num beco uma menina engaiolada, agachada, com um certo ar diabólico e nada tímido, a fazer xixi e com uma tabuleta a dizer para lhe deitarmos moedas para os nossos desejos se realizarem (FREEEEEAK).

Ultrapassados os traumas, tenho que admitir que o xixi dos belgas é "qualquer coisa", tendo em conta a a qualidade e a variedade das cervejas. Foi uma viagem giríssima e os meus bravos companheiros de viagem conseguiram sobreviver às minhas compulsivas imitações da Janneken Pis.


Links interessantes para quem quiser visitar a Bélgica:






1 comentário:

Anónimo disse...

Os problemas entre valões e flamengos são à séria - linguísticos, culturais e políticos. Se olharem para as moedas belgas só vão encontrar a tromba do Roi (Konig) Alberto - pelos vistos é o único que os une!Compreendo que a Manana tivesse ficado traumatizada. A primeira vez que om flamengo me pediu para lhe falar inglês mandei-o para a pqp!
Agora o trauma do xixi é que não entendo!
O que me traumatiza é que o ícone da cidade seja um menino mijão de 50 cm, com direito a guarda-roupa no museu da cidade. Depois admiram-se dos pedófilos.
O que vejo na fotografia são dois copos de blanche, que a esta hora já marchavam. Mas não se podem ignorar nem a blonde nem a brune.Se calhar é por casa da cerveja ( e voltamos ao xixi) que a Bélgica é conhecida pelo penico da Europa!

Arquivo do blogue