quarta-feira, 26 de março de 2008

Da Literatura


Hoje, muitos blogueiros escreveram sobre o lançamento da biografia de Tony Carreira. Decidi escrever também, ainda com medo de retaliações de fãs, como já tive no outro dia. Fiz uma breve pesquisa e até tentei procurar a notícia no CM, mas uma dúvida surgiu: procuro na secção "Música" ou "Cultura"?

Pesquisei no site da Fnac, onde acabei por encontrar essa obra que é "Tony Carreira: A Vida que Eu Escolhi", descrita pelo dito site como "A Autobiografia com fotos de um dos maiores fenómenos da música portuguesa!". Sosseguem os coraçõezinhos ansiosos por saborear a escrita de Tony, pois o autor do texto é o jornalista Rui Brás, que tem já obras publicadas, sobretudo na área do desporto.

A Fnac adianta mais: "História da vida do Tony Carreira, das suas humildes origens rurais, até à consagração como grande estrela da música ligeira. A vida na beira interior, os seus antepassados, a emigração para França, a sua paixão pela música, os seus ídolos, a sua devoção pela mulher e pelos filhos constituem um testemunho emocionante na primeira pessoa" e ainda diz que o livro tem 176 páginas (tendo em conta que o senhor tem 44 anos de vida e 20 de carreira, parece-me que esse tal de Rui Brás tem uma grande capacidade de síntese).
De repente, surge esta nova tendência: os intérpretes da MPP (música popular portuguesa) estão a seguir a direcção da escrita. Primeiro foi a Ágata, abrindo caminho na literatura infantil e, agora, Tony Carreira, pela mão de Rui Brás, na autobiografia. Espero ansiosamente um romance de Quim Barreiros.

3 comentários:

Lek disse...

Não poderemos esquecer aqui essa notável obra da literatura contemporânea responsável por fazer correr exponencialmente mais tinta do que a própria obra -"Eu Carolina"-

Anónimo disse...

Lembrando-me que a literatura pimba é uma das tuas fixações, fiz uma pesquisa no teu próprio blog.
Aqui tens as tuas sugestões para eventuais obras literárias:
- Os Três e o Bacalhau da Vizinha - Quim Barreiros - um grupo de três amigos em férias embarca numa viagem gastronómica pelos sabores da gastronomia nacional, pela mão da vizinha cozinheira.
- Mexe, Mexe Que Eu Gosto - Rute Marlene - Rute Marlene empresta o título de um dos seus êxitos ao seu primeiro livro infantil. Mexe, Mexe Que Eu Gosto é a adorável história de um ternurento ursinho de peluche que adora que lhe façam festinhas!
- Nós Pimba! - Emanuel - Emanuel é um autor infantil que não ignora a realidade que o circunda e traz para a sua escrita problemas de uma sociedade actual. Nós Pimba! aborda o fenómeno do bullying: conta como dois meninos sobreviveram aos ataques violentos dos seus colegas com a ajuda do Super-Herói da música popular portuguesa e como puseram toda a escola a dançar ao som do acordeão.

SIR_PAGANINY disse...

Já há notícias do romance do Quim?

Arquivo do blogue