sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

PIADAS TAXISTAS


Sempre andei muito de táxi, mais do que devia andar, e poderia facilmente criar um blogue só com as aventuras que tenho em táxis. Já me aconteceu de tudo um pouco, desde um taxista suicida a outro que queria assumir as responsabilidades paternas na minha educação, quando era míuda. Acontece-me frequentemente ter discussões sobre a modalidade verbal - aquela coisa do "queria" ou "quer" - mas isso fica para outra vez.

Outra coisa que um passageiro de táxi ouve com muita frequência são comentários racistas. Anteontem, quando estava a passar na Rotunda do Marquês de Pombal, de táxi, estava lá um carro parado e o condutor, de raça negra, estava a falar com a polícia. "Nesta Rotunda há cerca de 200 acidentes por dia" - disse o motorista - "e o pior são estes mascarrados. Os mascarrados a conduzir são um perigo!" Achei o comentário altamente ofensivo, não só pelo conteúdo, mas principalmente pelo termo que utilizou.

Fiquei com pena de ter que ficar ali mesmo no Marquês de Pombal quando poderíamos ter feito uma agradável viagem até ao Colombo onde eu utilizaria a ironia socrática para lhe demonstrar que o estúpido era ele, que caía naquele tipo de generalizações, e que se andasse de carro com muitos brancos que eu conheço - ou até mesmo ele próprio, que tresandava alcoól - preferia ser conduzido pelo Ray Charles, que é negro, cego e morto.

2 comentários:

Lek disse...

"Mascarrados" é bonito, profundo e... poético ;)

Anónimo disse...

Mt bom XODONA bANANA!
Bjnhs, Laranja

Arquivo do blogue