terça-feira, 27 de novembro de 2007

LITERATURA PIMBA









Ontem ocorreu-me que a Ágata pode ter lançado toda uma tendência na literatura infanto-juvenil portuguesa. Pus-me a imaginar o que aconteceria se mais estrelas da música "popular" portuguesa se tornassem escritores...






Os Três e o Bacalhau da Vizinha - Quim Barreiros - um grupo de três amigos em férias embarca numa viagem gastronómica pelos sabores da gastronomia nacional, pela mão da vizinha cozinheira.
Mexe, Mexe Que Eu Gosto - Rute Marlene - Rute Marlene empresta o título de um dos seus êxitos ao seu primeiro livro infantil. Mexe, Mexe Que Eu Gosto é a adorável história de um ternurento ursinho de peluche que adora que lhe façam festinhas!
Nós Pimba! - Emanuel - Emanuel é um autor infantil que não ignora a realidade que o circunda e traz para a sua escrita problemas de uma sociedade actual. Nós Pimba! aborda o fenómeno do bullying: conta como dois meninos sobreviveram aos ataques violentos dos seus colegas com a ajuda do Super-Herói da música popular portuguesa e como puseram toda a escola a dançar ao som do acordeão.








2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem! Todo um universo encantado por descobrir. Eles que se lembrem a ver se não correm desenfreados a criar toda uma linha de merchandising personalizada! Ah pois é!Beijas

Anónimo disse...

A menina está tão à frente do seu tempo que bastou sugerir a possibilidade de existência de algo (refiro-me ao putativo objecto literário da autoria da Ruuuuuuuuuuuuuuuuth Marlene) para eu encontrar uma versão alternativa do mesmo no mundo real!
Recomendo-lhe então, a si e a todos os seus, a leitura desse clássico chamado "Na pele de um urso" (BD, Edições Polvo) na qual o dito peluche é usado, qual piquena Maddie, como objecto sexual por todos os membros da família. Às escondidas uns dos outros e à vez...
Um grande bem-haja!

Arquivo do blogue