terça-feira, 9 de dezembro de 2008

LIXO 2.O


Como sabem gosto de fazer posts sobre lixo. Não são bem posts ambientalistas, são mesmo sobre lixo. A maneira como os portugueses lidam com o lixo resume a maneira como tratam das diversas áreas da sua vida, o culminar de um estilo de vida enraízado na estupidez aguda. Como disse anteriormente num post, exibimos orgulhosamente o nosso lixo porque casa onde há muito lixo é casa onde há comida, pacotes para abrir, fruta para descascar, electrodomésticos novos para deitar fora.

Esta semana foi anunciado na imprensa que ia haver uma greve da recolha do lixo. Qual foi a solução encontrada pela vizinhança? Rodear o Ecoponto de sacos do lixo. Toda a gente sabe que, dentro dos Ecopontos, habitam duendes mágicos, que saem dos Ecopontos e, por magia, o lixo desaparece. E depois é extremamente difícil perceber que o Ecoponto é um sítio onde se deposita material para reciclagem e não lixo, mas como faz parte do mesmo campo semântico, o "tuga" não percebe.

Lembro-me sempre daquela velhinha que estava a deitar um saco de lixo no Ecoponto de Papel e eu disse "minha senhora, aí é o papel. O lixo é no caixote". A velhota deitou o saco à mesma e foi-se embora a correr. Isto, meus amigos, é um caso de delinquência na terceira idade. Posso jurar que ela me esticou um dedo...

Sem comentários:

Arquivo do blogue