quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Geografia do Interior Ostracizado e Inventado


A minha amiga Madalena e eu inventámos ontem uma pequena aldeia. Eis a descrição.


Cabeço do Tapadinho é uma pequena aldeia com 32, 75 km2 de área e 30 habitantes (e só não tem mais porque a Madalena diz que as aldeias não têm mais de 15 habitantes porque emigram ou vêm para a capital. 30 habitantes não é muito e ficamos satisfeitas).

Cabeço do Tapadinho é famosa pela capela românica de Nossa Senhora dos Pés Quentinhos, santa milagreira, que recebe carapins de lã dos peregrinos que vêm pagar as suas promessas. Em Agosto, celebram-se as Festas de Nossa Senhora dos Pés Quentinhos, promovida pela Confraria da Nossa Senhora dos Pés Quentinhos, que comercializa os famosos "burrolhões de ovo", o doce típico da aldeia (mais tarde, publicarei a receita dos burrolhões).

Adelaide Moreira, de 63 anos é dona do mini-mercado de Cabeço do Tapadinho e o seu marido, Adalberto, de 65, dono do café "Retiro dos Pés Quentinhos". Os dois filhos do casal há muito abandonaram a aldeia para procurarem um futuro melhor no Luxemburgo, destino que parece ser o eleito pelas gerações mais novas de Cabeço do Tapadinho. "Se não fosse a Nossa Senhora dos Pés Quentinhos, não vinha cá ninguém, nem faziamos negócio", queixa-se Adelaide. No mini-mercado de Adelaide vendem-se também os famosos "burrolhões de ovo", mas os feitos pela Avó Ermelinda. "Já está muito velha e vê muito mal. No Natal até estava a falar para a salamandra, convencida que estava a falar com o neto. Agora já precisa da ajuda da irmã, a Tia Almerinda", conta Adelaide.

Com os seus "burrolhões de ovo", a Avó Ermelinda ganhou uma quezília histórica com a Confraria da Sra. dos Pés Quentinhos, mas não perdeu a devoção: "os meus têm segredo e levam também uma calda de açúcar. Os deles não são feitos à mão", diz a velhinha para a porta da dispensa, convencida que está a falar connosco.

A Avó Ermelinda e a sua irmã Almerinda são mulheres de sorte: são frequentemente aliviadas da solidão da viuvez pelas visitas do resto da família, que mora em Lisboa. Filhos, netos e sobrinhos netos rumam a Cabeço do Tapadinho em fins de semanas prolongados e férias para matarem saudades das avós e dos seus cozinhados: "o meu Ruben não pode comer burrolhões porque está de dieta, estava a ficar fortezinho" diz Almerinda, enquanto mostra, orgulhosa a fotografia do seu neto obeso.

Nesta galeria de habitantes famosos de Cabeço de Tapadinho há ainda espaço para o Ti João, pastor de profissão e poeta compulsivo: "Sou pastor do Tapadinho/Passo o dia c' as ovelhas/Sou homem de pé quentinho/Uso meias vermelhas".

Fica o relato de um Portugal genuíno e completamente inventado no caminho do ginásio para casa. Valha-nos Nossa Senhora dos Pés Quentinhos!

3 comentários:

Anónimo disse...

Dona Mariana

No computador da minha neta Débora li a sua história sobre o Cabeço do Tapadinho que conheço desde que nasci. Qual não é o meu espanto, a Dona diz que inventou a terra mais o nome da santa, mais a especialidade da terra. Tenha lá vergonha na cara, que eu com os meus 77 anos, agora a viver na Amora em casa do meu filho Acursio, sou nada e criada no Cabeço do Destapado, que fica aí a 2 km acima do Cabeço do Tapadinho. Se a Dona tivesse olhos na cara e miolos na cabeça percebia que cá em baixo o Cabeço está Tapadinho e, mais acima, já está Destapado!É claro que a Santa só pode ser dos Pés Quentinhos que o mafarrico da aldeia, cá em baixo,ao pé do ribeiro, é fria e húmida como o catano. Já lá mais acima temos um S.Sebastião que, lá por Agosto e apesar de estar meio nú (valha-me Deuse Maria Santíssima!), ainda é preciso ligar-lhe a ventoinha! E os que vêm à festa da terra pagam as promessas em dinheiro para pagar a luz da ventoinha.
Burrolhões também comemos mas não são doces que a nossa gente não é povo de mariquices. São feitos de carne de cabra e cozidos em vinho tinto.
Para ver que não estou a mentir e que a Dona ou é aldrabona ou tem o miolo mole, deixe agora vir aí Maio e venha lá conhecer os Cabeços. Ligue para o Maciel que tem uma Casa de Pasto e dois quartitos para alugar a passantes. Já agora leve essa tal sua amiga que deve ser meia areada como a Dona.

Anónimo disse...

Genial Mariana! Simplesmente genial!

Agora é continuar essa historia. Tens ai panos pa mangas pa uma novela de 900 capitulos (tipo Anjo selvagem)

Pedro Caldeira disse...

Atao filha!? Quero saber mais desta linda vila portuguesa. O que se faz por la? Muitos acontecimentos? Quem vai para a cama com quem?

ja agora...

www.allaboutpedrocaldeira.blogspot.com

lolol

beijos e saudades